QUER QUE PESQUISEMOS SOBRE OUTRAS ESPÉCIES DE PEIXES ORNAMENTAIS?

SE VOCÊ QUER QUE FAÇAMOS PESQUISAS SOBRE OUTRAS ESPECIES DE PEIXES ORNAMENTAIS, OU QUE ORGANIZEMOS O CONTEÚDO ATUAL EM NOVAS CATEGORIAS, ENVIE UM E-MAIL PARA faunaefloratropical@gmail.com SUGERINDO AS ESPÉCIES QUE DEVEMOS PESQUISAR OU CATEGORIAS QUE DEVEMOS CRIAR.

QUER QUE VISITEMOS SEU SITE OU BLOG?

SE VOCÊ DESEJA QUE VISITEMOS SEU BLOG OU SITE PARA AVALIARMOS A INCLUSÃO DE ALGUMA MATÉRIA, ENVIE UM E-MAIL PARA faunaefloratropical@gmail.com QUE LOGO FAREMOS A VISITA.

QUER COLABORAR ESCREVENDO PARA ESTE BLOG?

SE VOCÊ DESEJA COLABORAR ESCREVENDO NESTE BLOG, ENVIE UM E-MAIL PARA faunaefloratropical@gmail.com QUE LOGO FAREMOS SUA INCLUSÃO COMO COLABORADOR.

Hereditariedade do Guppy

O "segredo" para criação científica de animais e peixes reside nos princípios as hereditariedade estabelecidos por Gregor Mendel há mais de 100 anos. Apesar de Mendel ter baseado suas afirmações em estudos sobre ervilhas, este mesmo princípio podem ser aplicados para plantas e animais.

Um dos melhores exemplos da aplicação deste princípio é a transmissão hereditária da coloração dourada do Guppy.

Quando um Guppy dourado macho acasala com uma fêmea comum cinza ou quando um Guppy dourado fêmea é acasalada por um macho comum cinza, somente são gerados filhos e filhas comuns e ambos cinza.

A representação gráfica abaixo, estuda o método para a previsão dos resultados de cruzamentos entre casais que diferem em um aspecto hereditário como a coloração dourada.

Fêmea Dourada
Macho Comum
gg
GG

Vamos estabelecer a fêmea dourada como dois g minúsculos porque o dourado, como se verá, é recessivo em relação ao cinza.

Vamos estabelecer o macho cinzento com dois G maiúsculos porque o cinza é dominante em relação ao dourado.

Logo, na primeira geração (F1) será:

Filhas Cinzentas
Filhos Cinzentos
Gg
Gg

Observe-se que a constituição da prole cinzenta, tanto filhos como filhas, da primeira geração é Gg o que significa que eles possuem fator hereditário ou gene, sendo um recessivo (g) e um dominante (G).

Apesar do fato de ambos serem Gg, eles parecem ser GG, isto é, ambos são cinzas. Isto acontece porque o G é dominante em relação ao g.

Na realidade, isto significa em termos genéticos que o cinza é dominante em relação ao dourado, conforme já falamos acima.

Quando dois Guppies cinzentos da primeira geração (F1) criados como irmão e irmã, Gg x Gg, as recombinações conseqüentes de suas várias possibilidades hereditárias resultam em:

  1. Os ovos ou óvulos produzidos pela irmã (F1) Gg terão um ou outro gene de cor : uma unidade hereditária G ou g.
  2. Os espermatozóides produzidos pelo irmão (F1) também terá G ou g.

Como os genes G e g se combinarão para produzir os tipos de cores na segunda geração podem ser expressos no gráfico abaixo:


Ovo de (F1)
Fêmea Cinzenta

G
G
Esperma de Macho cinzento (F1)
G
1 - GG
3 - Gg

Cinza
Cinza
g
2 - Gg
4 - gg

Cinza
Dourado
  • Os itens 1, 2 e 3 são GG, Gg e Gg e são cinzentos, isto significa três Guppies cinzentos na (F2);
  • O item 4 (gg) representa um dourado.

Deste modo, a proporção hereditária típica de 3 cinzentos para 1 dourado é demonstrada entre os membros da segunda geração.

Se alguém pudesse remover as centenas de minúsculos melanóforos habitualmente presentes em uma fêmea cinzenta selvagem ou mesmo se alguém pudesse, por algum processo químico, reduzir o número de grânulos de pigmentos pretos radicalmente, este alguém teria criado uma variedade de dourados.

No entanto, desconhecemos qualquer processo químico capaz de fazer tal proeza sem matar o Guppy e nem evitar o risco de uma alteração hereditária ou mutação.

O Guppy Dourado (g) mutante teve reduzido o número de melanóforos em mais ou menos 50%. Quando o número de células de pigmentação preta na pele do Guppy for reduzida à metade, as células de pigmentação amarela, que sempre estiveram lá, ficarão à mostra.

Curiosamente, os melanóforos que permanecem no Guppy dourado são ligeiramente maiores do que o tipo normal, mas sendo relativamente poucos. Eles são incapazes de esconder a coloração amarela subjacente.

A cor amarela no Guppy dourado é tornada possível pela presença de muitas células amarelas que contêm uma substância semelhante à Xantina.

Quando os geneticistas de uma determinada universidade americana cruzaram um tipo selvagem de Guppy com um dourado, eles obtiveram uma prole de 257 na primeira geração, sendo todos eles cinzentos como seu pai selvagem. Aí, eles cruzaram irmão com irmã, conseguindo 230 cinzentos e 74 dourados na segunda geração.

Os resultados acima convenceram os especialistas de que o Guppy dourado é recessivo simples Mendeliano.

Para a "prova dos nove" vamos fazer alguns cálculos: se somarmos os peixes obtidos na segunda geração temos : 230 + 74 = 304.

Admitindo-se que a proporção ideal de 3 para 1 deveria ser alcançada na população da segunda geração, então, na base de 304 indivíduos deveria haver 228 cinzentos e 76 dourados. Se compararmos com o número esperado teoricamente de cinzentos e dourados (228 contra 76) os resultados obtidos (230 contra 74) são bastante próximos.

Se o colega criador ainda não fez a experiência com o Guppy dourado, já pode fazê-lo e prever o resultado.

http://www.agostinhomonteiro.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário