QUER QUE PESQUISEMOS SOBRE OUTRAS ESPÉCIES DE PEIXES ORNAMENTAIS?

SE VOCÊ QUER QUE FAÇAMOS PESQUISAS SOBRE OUTRAS ESPECIES DE PEIXES ORNAMENTAIS, OU QUE ORGANIZEMOS O CONTEÚDO ATUAL EM NOVAS CATEGORIAS, ENVIE UM E-MAIL PARA faunaefloratropical@gmail.com SUGERINDO AS ESPÉCIES QUE DEVEMOS PESQUISAR OU CATEGORIAS QUE DEVEMOS CRIAR.

QUER QUE VISITEMOS SEU SITE OU BLOG?

SE VOCÊ DESEJA QUE VISITEMOS SEU BLOG OU SITE PARA AVALIARMOS A INCLUSÃO DE ALGUMA MATÉRIA, ENVIE UM E-MAIL PARA faunaefloratropical@gmail.com QUE LOGO FAREMOS A VISITA.

QUER COLABORAR ESCREVENDO PARA ESTE BLOG?

SE VOCÊ DESEJA COLABORAR ESCREVENDO NESTE BLOG, ENVIE UM E-MAIL PARA faunaefloratropical@gmail.com QUE LOGO FAREMOS SUA INCLUSÃO COMO COLABORADOR.

Como iniciar com os Guppies (e outros peixes)

Tudo aquilo que você fizer vai contribuir, positiva ou negativamente, para o seu sucesso. E, acredite, nós queremos que você seja bem sucedido.

Leia os tópicos a seguir !

Não queira reinventar a roda e siga o caminho mais favorável, até que você mesmo possa ditar suas próprias regras. Peter Drucker, um dos gurus da Administração, dizia que nenhuma ciência é capaz de alongar o braço de um homem, mas pode colocá-lo por sobre o ombro dos seus antecessores, fazendo com que seu braço alcance mais longe. Use a experiência dos que o antecederam e você terá mais sucesso.

Procure entender a biologia e dinânica dos aquários !

Leia pelo menos alguns artigos sobre o Ciclo do Nitrogênio, os processos de filtragem, os parâmetros de qualidade da água, de modo que possa entender o que está acontecendo. Alguns lojistas e fornecedores de peixe ficarão felizes se você não o fizer, pois a probabilidade de cometer erros fatais será muito grande. E, então, você vai desistir ou vai comprar novos peixes. Mas, apesar do seu interesse comercial, a grande maioria dos comerciantes, terá a melhor disposição para lhe ensinar o básico, desde que você pergunte. Todo o conhecimento inicial necessário está contido neste site e em outros semelhantes na internet, tal como o do Clube dos Criadores de Guppies.

Adquira boas matrizes !

Salvo para se ambientar com o guppy, betta ou killifish não vale a pena economizar alguns trocados, adquirindo peixes em lojas. O custo para manter bons reprodutores ou os SVD, sem variedade definida, é o mesmo. Peixes de raça vão permitir que você se aventure em seleção genética e, quem sabe, forme novas variedades ou aprimore as que tiver, colhendo os frutos do seu trabalho. Por incrível que pareça, peixes fornecidos por criadores de estados distantes costumam chegar até você muito menos estressados do que os que você apanha na loja da esquina.

Encomende os peixes com antecedência !

Compre suas matrizes, pague ao criador e marque uma data futura, digamos quinze dias, para que você possa ciclar os aquários necessários para eles. No caso dos guppies, peça que ele já os coloque em cruzamento, para que tenham os filhotes mais cedo, em sua casa. Normalmente, mesmo que os pais sucumbam a alguma "derrapada" sua, os filhotes nascidos em sua água sobrevivem. Informe-se com o criador sobre os parâmetros da água em que os peixes que você vai receber vivem, para que possa, quando necessário, providenciar a sua aclimatação.

Se você comprar em lojas, então...

Verifique com cuidado a condição de todos os peixes do aquário: se houver alguns com nadadeiras fechadas, repousando no fundo ou com quaisquer outros sinais de stress, desista. Peixes estressados podem já estar em situação irrecuperável sem demonstrarem, ainda, sintomas graves. Procure outra loja. Caso os peixes pareçam saudáveis, escolha os mais bonitos e não os leve imediatamente: compre-os e peça ao lojista que os reserve, para que os busque em alguns dias. Então, verifique as condições em que se encontram, em temperatura, pH, etc... para reproduzí-las em sua casa, para efeito de aclimatação. Se você não dispõe dos testes necessários, colha uma amostra da sua água e solicite ao lojista que a teste - muitos vão fazer isso com satisfação.

Tenha módulos de aquários !

Mesmo que sem sofisticar, procure adquirir ou fazer conjuntos de aquários, de que vai precisar para reprodução seletiva. Você pode conseguir vidros baratos em desmanches de material de construção, comprando somente o vidro de janelas grandes. A partir disso, você pode levá-los para que um vidraceiro corte, ou você mesmo pode aprender a fazê-lo. Colar os vidros com cola de silicone é muito fácil. Já consegui fazer, nessa base, aquários de 27 litros, com 40X30X30 pelo preço de dois maços de cigarro. Se desejar calcular a capacidade de seus aquários, clique aqui.

Tampe muito bem os aquários !

Guppies e até bettas que mudaram de endereço, nos primeiros dias ou semanas tem uma tendência a saltar do aquário. Já perdi muitas matrizes dessa forma. Muito embora meus aquários normalmente não tenham tampa sempre vedo os aquários de peixes que venham de fora. No caso dos killies, os aquários tem que permanecer sempre tampados. Tampar é não deixar nenhuma fresta, mesmo que você precise moldar uma placa de isopor para se adaptar ao desenho do filtro externo. Depois que estiverem a mais de um mês em sua casa, você provavelmente vai decidir que manter os aquários sempre tampados é mais inconveniente do que sofrer um ou outro eventual suicídio. Isso não vale para os killifishes. De qualquer modo, pode ser que você prefira manter tampados os aquários de suas principais matrizes, independente da espécie.

Registre tudo !

Em um caderno qualquer, passe a anotar tudo que acontece em sua criação. Numere os aquários. Nascimentos, mortes, partos, trocas de água, condições da água, etc... anote tudo. Talvez, no futuro, você abandone isso. Mas, então terá internalizadas todas as relações de causa e efeito, de que vai precisar.

Não compre muitas variedades !

Esse foi um grande erro que eu cometi e que me fez ter que reiniciar o meu trabalho. Sempre descobria mais uma variedade linda, e queria tê-la comigo. Houve um momento em que eu tinha mais de 15 variedades de guppy e não mais conseguia selecionar os filhotes de cada uma. Passei a reunir no mesmo aquários variedades diferentes e, quando vi, elas estavam cruzando entre si. Meus peixes voltaram a ser SVDs.

Cada variedade tem suas particularidades, vá aprendendo aos poucos as características de cada uma. Busque qualidade, acima de tudo.

Crie uma rotina rígida !

Defina horários em que estará com os peixes. Horários para alimentar, para separar as matrizes em iminência de parto, para sexar os filhotes, para realizar limpeza dos filtros, para realizar trocas de água, para sifonar os detritos, para limpar os vidros dos aquários, para observar seus peixes e programar os futuros cruzamentos. Assegure-se de que a rotina é confortável, sem muitas exigências (tal como trocar a água diariamente ou alimentar seis vezes por dia), para que possa ser mantida, o que é o mais importante.

Não...

  • coloque muitos peixes de uma só vez em um aquário;
  • aumente o número de peixes repentinamente;
  • limpe totalmente um aquário, sem tomar medidas para uma nova reciclagem (manter os filtros, etc...);
  • limpe totalmente os filtros (se de esponja, apenas os esprema, se de caixa, somente troque o perlon, ....);
  • aplique remédios no aquário principal (tenha um aquário hospital para isso);
  • forneça alimento em excesso a seus peixes;

http://www.peixebom.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário