QUER QUE PESQUISEMOS SOBRE OUTRAS ESPÉCIES DE PEIXES ORNAMENTAIS?

SE VOCÊ QUER QUE FAÇAMOS PESQUISAS SOBRE OUTRAS ESPECIES DE PEIXES ORNAMENTAIS, OU QUE ORGANIZEMOS O CONTEÚDO ATUAL EM NOVAS CATEGORIAS, ENVIE UM E-MAIL PARA faunaefloratropical@gmail.com SUGERINDO AS ESPÉCIES QUE DEVEMOS PESQUISAR OU CATEGORIAS QUE DEVEMOS CRIAR.

QUER QUE VISITEMOS SEU SITE OU BLOG?

SE VOCÊ DESEJA QUE VISITEMOS SEU BLOG OU SITE PARA AVALIARMOS A INCLUSÃO DE ALGUMA MATÉRIA, ENVIE UM E-MAIL PARA faunaefloratropical@gmail.com QUE LOGO FAREMOS A VISITA.

QUER COLABORAR ESCREVENDO PARA ESTE BLOG?

SE VOCÊ DESEJA COLABORAR ESCREVENDO NESTE BLOG, ENVIE UM E-MAIL PARA faunaefloratropical@gmail.com QUE LOGO FAREMOS SUA INCLUSÃO COMO COLABORADOR.

Cuidados com os Filhotes

Introdução

Há um consenso entre os criadores de que o primeiro mês determina o futuro de um exemplar. Filhotes devem contar com um aquário próprio, preferencialmente limitado a uma ninhada, de modo a permitir a identificação das virtudes reprodutivas dos pais.

O aquário não deve ser grande, para que possam encontrar o alimento com facilidade. Para uma ninhada, 30 litros é uma bom volume.

Filhotes de guppy começam a nadar quase que imediatamente após o nascimento.Alevino de guppy Podem comer náuplios de artêmia no primeiro dia, e todos os bons criadores lhes fornecem esse alimento ao longo do primeiro mês, pelo menos uma vez por dia, sendo preferível duas. Além dele, uma boa ração em pó, para alevinos, deve ser ministrada, de modo a totalizar quatro refeições diárias.

Frequência

Há quem os alimente seis ou mais vezes, mas o trabalho adicional não compensa a aceleração do crescimento. Microvermes, duas ou três vezes por semana, são um brinde proveitoso. Gema de ovo cozido é um bom alimento para os filhotes muito pequenos, embora tenha a desvantagem de sujar a água. Simplesmente coloque a gema em um coador plástico e a amasse com uma colher. Assim, você vai ter uma pasta, da qual pode fornecer pequenas quantidades aos peixes.

A tendência de todo o iniciante é buscar rações que contenham o máximo teor de proteína. Paradoxalmente, percentuais superiores a 30 ou 32 % reduzem a taxa de crescimento, em virtude da energia gasta para digerir o excesso.

Registros

Há canetas próprias para anotação em vidro, compre uma delas, ou mais, de diversas cores, e anote no vidro frontal do aquário a data do nascimento, a quantidade de filhotes, a variedade a que pertencem, quem foram os pais, pelo menos, para que possa acompanhar seu crescimento mais objetivamente.

Temperatura

A temperaturas mais elevadas o metabolismo se acelera e há ganho de crescimento, mas 24°C é um bom parâmetro, salvo se a temperatura ambiente estiver naturalmente mais elevada. Nessa temperatura seus filhotes vão crescer mais lentamente, mas o farão durante mais tempo e terão uma maior expectativa de vida. Se não puder administrar sua paciência, eleve a temperatura em alguns graus, para que cresçam mais rápido. A tabela ao lado fornece parâmetros de medida do corpo do guppy, para mero cotejo, visto que o tamanho e a taxa de crescimento dependem da variedade e da linhagem.

Considere que a maior intensidade de alimentação, Filhote de guppyrequer um bom sistema de filtragem, feito por filtros internos de esponja, para que os filhotes não sejam sugados, o que é possível em outros modelos. Dois filtros por aquário é uma boa alternativa, pois permite a limpeza em dias diferentes, sem queda na eficiência.

Criadores organizados, vão preparar antecipadamente esses filtros, mantendo-os em aquários já povoados durante uns quinze dias, pelo menos.

As trocas de água devem ser frequentes, se possível diariamente, sendo 10 ou 20% uma quantidade razoável. A troca deve ser feita por sifonamento de quaisquer sobras de alimento e detritos existentes. Com filhotes pequenos, é melhor sifonar com uma mangueirinha de ar, para evitar que sejam sugados. Se o calibre do sifão for maior, adapte uma tela de tule na ponta dele. Ainda assim, a água retirada, por medida de boa cautela, deve ser vertida em um balde, que permita verificar algum foi pescado involuntariamente.

Sexagem

Ao final do primeiro mês, já inicia o dimorfismo sexual, e, nessa oportunidade, umFêmea com ponto gravídico novo aquário deve ser preparado para as fêmeas. Os machos serão mais facilmente reconhecidos pelo maior desenvolvimento das nadadeiras caudais e dorsais, bem como pela falta do ponto gravídico (gravidity spot). As cores podem começar a surgir nessa época, embora, em alguns casos, demorem mais para se mostrar completamente.

Separados os sexos, haverá economia da energia que começaria a ser devotada ao namoro, permitindo que ainda haja concentração no desenvolvimento. Aos três meses, e até um pouco antes, as fêmeas se tornam férteis. Se forem fecundadas, vão canalizar energia para a geração de filhotes e podem atingir um menor tamanho final. Lembre-se de que o tamanho é importante para a quantidade de filhotes que poderão gerar no futuro, em cada ninhada.

Quaisquer filhotes que apresentem defeitos devem ser rejeitados, tão logo se tornem evidentes.

http://www.peixebom.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário